quinta-feira, 23 de abril de 2009

23 de Abril - Dia do Choro

Olá pessoal, aqui estou mais uma vez tentando alimentar a cultura de meus amigos e leitores. Hoje porém é a vez do Chorinho. Li algumas coisas na internet e resolvi fazer um resuminho, até porque descobri várias coisas que não sabia e algumas curiosidades sobre o tema. Espero que gostem e quem puder e quiser pode enviar comentários, curiosidades, sugestões e até mesmo críticas para incrementar o texto. Bom, aí vai a história do Choro, espero que gostem e que alimentem a alma, mas acima de tudo que comecem a ouvir e curtir esse som que faz a história do nosso país.


23 de Abril - Dia Nacional do Choro.

Em agosto de 2000 foi aprovado um projeto de lei do senador Artur da Távola instituindo o dia 23 de Abril como o Dia Nacional do Choro. A data foi criada oficialmente no dia 4 de Setembro de 2000, quando foi sancionada a lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello. Foi escolhida em homenagem ao nascimento de uns dos percussores do choro e principal figura do cenário musical brasileiro Pixinguinha. Na sua certidão de nascimento o ano é 1887, portanto hoje ele estaria comemorando 112 anos. E uma curiosidade é que nessa mesma data se comemora o dia de S. Jorge

O Choro.

Com mais de 130 anos de existência , o choro entra na música brasileira em meados do século 19. Os conjuntos são chamados de regionais e os músicos de chorões. Os conjuntos são geralmente formados por um ou mais instrumentos de solo, como flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia, o cavaquinho faz o centro do ritmo e um ou mais violões e o violão de 7 cordas formam a base do conjunto, além do pandeiro como marcador de ritmo. Traz como destaque Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth e a grande Chiquinha Gonzaga. No início era uma mescla da música africana e européia e considerada uma forma abrasileirada de se tocar os ritmos estrangeiros. Os músicos na sua maioria eram funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis. Segundo José Ramos Tinhorão “O termo choro resulta dos sons plangentes, graves (baixaria) das modulações que os violonistas exercitavam a partir das passagens de polcas que lhes transmitiam os cavaquinistas, que induziam a uma sensação de melancolia.”

Os Choros mais famosos são:
  • Tico-tico no Fubá - Zequinha de Abreu
  • Carinhoso - Pixinguinha
  • Noites Cariocas - Jacob do Bandolim
  • Brasileirinho - Waldir de Azevedo
  • O Violão e a Flor - Toninho Ramos
Pixinguinha:

Segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Brasileira, a mãe de Pixinguinha se casou 2 vezes e teve 14 filhos. Alguns seguiram carreira musical e assim levaram Pixinguinha. Os irmãos Léo e Henrique o ensinaram a tocar cavaquinho e em pouco tempo já estava acompanhando os pais em bailes. Em 1908 compôs a primeira música: “Lata de Leite”. Em 1911 começou no carnaval como integrante da orquestra do grupo carnavalesco Filhas da Jandira. O apelido veio de uma prima que o chamava carinhosamente de Pizindim ou Pizinguim, que significa “menino bom”. Outra explicação é que o apelido viria de “Bixiguinha” pois quando era pequeno teve o rosto marcado pela varíola, e no final das contas se tornou Pixinguinha. Durante sua trajetória Pixinguinha recebeu mais de 40 troféus e fez do Chorinho um gênero da música popular, mas infelizmente morreu na pobreza.

Curiosidades:
O Dia Estadual do Choro em São Paulo, a partir de 2009, o dia 28 de Junho passará a ser conhecido como o Dia Estadual do Choro. A homenagem foi oficializada nesta quarta-feira, dia 11/03/09 com a publicação no Diário Oficial do Estado, da Lei 13447/09, de iniciativa do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Nessa data, comemora-se o aniversário do "Garoto", nome artístico do histórico instrumentista brasileiro Aníbal Augusto Sardinha.

(por Hayla Menares)

Nenhum comentário: